Jovem designer cria roupas com impressora 3D caseira

Em entrevista a revista Elle de agosto, o estilista Reinaldo Lourenço disse que vamos conseguir imprimir roupas com facilidade e velocidade no futuro. Parece loucura, mas esse futuro está mais próximo do que imaginamos.

temp1-1024x629

Danit Peleg é recém formada na Shenkar (melhor faculdade de moda de Israel) e criou cinco looks totalmente fabricados em impressora 3D. A coleção foi produzida para o trabalho de conclusão do curso, que deu a Danit reconhecimento e agora a designer vai viajar pelo mundo para apresentar seu produto.

danit-peleg_0

“Quando estava estagiando em Nova York, trabalhei em uma marca que fez alguns vestidos com impressoras 3D industriais, mas o material era muito rígido e o resultado era duro e quebrável. Na minha coleção, eu quis fazer algo mais flexível”, conta. “No momento em que eu descobri o FilaFlex (um tipo de filamento mais maleável) e as impressoras WitBox, eu percebi que produzir roupas mais usáveis com essa técnica era algo possível.

A Israelense contou com muita paciência e esforço para que as peças saíssem do papel. As impressoras ainda são lentas. Apenas a jaqueta vermelha levou mais de 300 horas para ser confeccionada. Foram precisas mais 2 mil horas para imprimir todas as peças. No total, mais de dois meses de trabalho com a impressão. Impressionante!

danit-peleg

Danit acredita que a revolução das roupas em 3D será parecida com o que aconteceu na indústria fonográfica com a chegada do iPod e, agora, com os serviços de streaming. “No futuro, você vai poder baixar uma camiseta e usá-la no mesmo dia. As roupas vão se tornar virais como os vídeos que vemos hoje pela internet e, além disso, vai ocorrer o que eu acredito que seja o mais interessante de tudo isso: a democratização do design”, sentencia.

Assista aos vídeos de making of da coleção e o desfile de Danit Peleg.

Fonte: Site da revista Elle Brasil

Minha opinião: Antes de surgir essa notícia, meu professor do curso de MBA em Direção Criativa em Moda já falava que no futuro vamos imprimir as roupas em casa. Eu acredito que isso deve acontecer, mas que também vai demorar alguns anos para se produzir uma roupa com tecido maleável (como algodão) e de velocidade rápida.

Não acho que será o fim das costureiras e das fabricas de roupas. Ainda terão pessoas que vão escolher sair para comprar roupas nas lojas, experimentar e ver como ficou o caimento, ou preferir aquele modo mais antigo, como ir a costureira para fazer um vestido para o casamento, que veste perfeitamente no corpo. Acredito que terá espaço para todos.

E para você? Deixe sua opinião nos comentários.

Anúncios

3 comentários sobre “Jovem designer cria roupas com impressora 3D caseira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s