A influência de David Bowie na moda

A semana começou triste com o falecimento de David Bowie. Depois de 18 meses, o cantor britânico perdeu a batalha contra o câncer. Mas antes de partir, ele presenteou os fãs, no dia 8, com um novo álbum: Blackstar.

Bowie foi um artista completo que se destacou na música, artes, cinema e na moda. Ele nunca teve medo de questionar, mudar e quebrar barreiras. Seu lema era “Seja quem quiser ser”. A cada álbum vinha uma proposta musical diferente, um figurino ousado, cenários de clipes… toda uma nova história criativa.

bowie1_1

Considerado o Camaleão do rock, David Bowie sempre foi além deste rótulo – já que suas criações tinham um frescor de novidade, eram inovadoras – Bowie era único. O cantor quebrou barreiras com seu estilo que variou de um jovem sério e engomadinho, com terno e gravata, a personagens como Ziggy Stardust e Aladdin Sane (foto), com roupas extravagantes e maquiagem colorida. Ele influenciou a moda por décadas e fez da liberdade de se vestir uma bandeira.

Separei alguns momentos em que Bowie influenciou o mundo da moda.

Editoriais de revista

Os editoriais de moda das principais publicações do mundo já beberam na fonte de David Bowie. A mais badalada das publicações, foi a capa da Revista Vogue UK de 2003 com Kate Moss pintada com o mesmo raio de Bowie, referência do disco “Aladdin Sane”, de 1973 – a capa mais vista de todos os tempos.

capas20kate20moss20vogue20britanica20e20vogue20paris

Na foto ao lado, Kate Moss apareceu como Ziggy Stardust na capa da Vogue francesa em 2011. A top tem uma das ligações mais fortes de David com a moda. Em 2014 ela foi a representante de David no palco do Brit Awards – usando um dos famosos macacões dele para receber o prêmio de Melhor Cantor!

david-bowie-kate-moss

Nas passarelas

Jean Paul Gaultier, Jonathan Saunders, Hedi Slimane, Alexander McQueen, e vários outros estilistas e diretores criativos do mundo já declararam influência direta ou indireta da estética criada por Bowie.

“Ele foi relevante em vários períodos, para a formação musical, intelectual e humano. Pessoalmente, fui muito influenciado por sua criatividade, sua extravagância, seu senso de moda, brilho, elegância e jogo de gêneros”, disse Gaultier, numa espécie de resumo da importância do músico no mundo da moda.

david-bowie-givenchy

Givenchy trouxe uma releitura do blazer listrado de Bowie para a passarela de verão/2010.

dries-van-note

A grife masculina Dries Van Noten lançou em 2011 uma coleção de inverno inspirada no personagem Thin White Duke, incorporado por David nos palcos em 1978.

No final da década de 70, Bowie ousou e mudou radicalmente seu estilo ao adotar looks minimalistas. Essa fase do cantor tem tudo a ver com a neutralidade de gêneros (genderless ou  androginia), que dominou a moda no último ano. O que mostra que David sempre andou a frente de seu tempo.

christian-dior-couture-spring2015-runway-30

Raf Simons homenageou David Bowie com uma coleção inteirinha no verão 2015 de alta-costura da Dior! “Ele é um camaleão, capaz de se reinventar. Mais do que um homem, ele é uma ideia”, disse o estilista, que buscou referências em looks como esse com o macacão listrado e botas vermelhas.

+Looks inspirados no cantor

desfile3

desfiles1

desfile2

desfile 4

Exposição

Em 2013, David, de tão importante para a moda, virou tema de exposição no Victoria & Albert, de Londres. A mostra (que também veio a SP e foi sucesso no MIS) contou com mais de 300 roupas e objetos que contavam a história da sua carreira, fotografias, filmes e até mesmo cenários dos seus shows. 

16a

Mais David Bowie

Este slideshow necessita de JavaScript.

faitaocglz4hcbhcupoj

 

Quantas mudanças o Starman passou! Suas músicas e seu estilo serão sempre uma referência para o rock, o pop e a moda. Uma grande perda para o mundo. 

Essa foi minha homenagem ao David Bowie. Espero que vocês gostem. 

Até segunda. Beijos

 

5 comentários sobre “A influência de David Bowie na moda

Deixe um comentário