Escova progressiva: cuidados essenciais

Olá meninas. Quem tem escova progressiva? Eu! Muitas mulheres aderem a essa química para manter o cabelo liso, tirar os terríveis frizz, diminuir o volume e hidratar os fios. Eu já faço uso da escova progressiva a alguns anos! Quando vou a um lugar novo, as pessoas acham que eu já nasci assim, de cabelo liso. E só depois que conversam comigo e que eu falo que faço progressiva, elas dizem: “nossa, nem parece!”

cristina SA 3 - editada

Amo meu cabelo liso!

Meu cabelo natural é cacheado, mas eu tinha dificuldade em manter os cachos. As mechas não ficavam cacheavam por iguais, algumas partes o cabelo ficava anelado. Fora que eu tenho muito, cabelo o que gerava um volume que eu detestava!

Por isso comecei a fazer escova no salão e pra escova progressiva foi um pulo! Eu me sinto mais feliz com meu cabelo, adoro ele lisinho e tenho mais facilidade de cuidar dos fios.

Vou dividir com vocês os segredos da escova progressiva, os cuidados que devemos ter na hora de escolher o salão e como manter o cabelo sempre bonito para que a progressiva dure por mais tempo.

1.  A técnica é indicada para quem tem cabelos rebeldes, com frizz, muito volume e para quem deseja ficar com o cabelo liso. Se você nunca fez, marque um teste antes. O profissional vai fazer o procedimento em uma mechinha pequena para ver se seus fios aguentam a química e também para ver se você não tem alergia ao produto.

2. Converse abertamente com seu cabeleireiro. Conte tudo: se tem química no seu cabelo e os procedimentos que foram feitos no último ano. Assim ele vai fazer uma avaliação para ver se existe alguma substância em seu cabelo que possa dar choque com os componentes da progressiva a fim de evitar quebras e outras complicações.

3. Faça escova progressiva com um profissional que realmente seja qualificado e que use produtos bons. Se o preço for muito baixo, desconfie! Eu aconselho conversar com amigas que fizeram o procedimento para indicar um profissional de confiança. O preço médio fica entre R$ 100,00 e R$ 200,00 (o preço varia em diferentes regiões do país).

Eu pago R$150 reais para fazer o retoque e R$ 250 para fazer em todo o cabelo.

alisamento-natural

4. Para mim, a grande vantagem da progressiva é a praticidade. Além de alinhar os fios, ela hidrata muitoo. Mais um ponto positivo: você não precisa da chapinha. Às vezes eu nem uso secador,  deixo o cabelo secar ao natural.

Pra quem não sabe, a chapinha tira a umidade natural do cabelo, resseca os fios e altera a cor da coloração. Exemplo: com o uso da chapinha, as loiras vão ficando com os cabelos mais amarelados. A progressiva não é recomendada para quem está com os fios quebradiços, pois há uma grande chance de ocorrer um corte químico.


5. A manutenção é extremamente importante para garantir a duração da progressiva. Você vai precisar de um kit de shampoo e condicionador com pH de 4,5 até 5,5. Os produtos com pH superior vão tirar o efeito da escova progressiva e também ajudam a ressecar mais o cabelo. Eu procuro usar shampoos naturais como Ox plants e Phytoervas.

Outra dica: tenha uma boa máscara de hidratação. Faça aplicação uma vez por semana e use leave-in com protetor térmico antes de secar o cabelo no secador. Os produtos da Pantene e Tresemmé são os meus favoritos.

Vá ao salão uma vez por mês para uma hidratação profissional. A grana está curta? Muitos salões vendem produtos profissionais. Peça ao seu cabeleireiro indicar um produto que vai ser melhor para o seu cabelo. Assim você pode cuidar de suas madeixas em casa.

6. A durabilidade da escova progressiva vai depender muito do seu cabelo e da manutenção que você dá aos fios. O retoque é indicado a cada 3 meses. Menos do que isso não pode. Algumas pessoas fazem de seis em seis, de quatro em quatro vezes… Tudo vai depender de você.

Eu faço a progressiva duas vezes ao ano: uma vez é retoque e depois de 6 meses faço a escova progressiva em todo o cabelo.

Espero que essas dicas ajudem vocês a cuidar e manter a saúde das madeixas. Beijos

2 comentários sobre “Escova progressiva: cuidados essenciais

  1. Eu sofri muito em relação a cabelos já… Ele sempre foi liso, mas parte dos meus ascendentes são cacheados (minha mãe), aí, certo dia, foi cortar em uma cabeleireira e acabei repicando, meu cabelo ficou indefinido, armado, com frizz… E parti para a progressiva! Fiquei uns 4 anos fazendo! Até que um belo dia, comecei a cortar meu cabelo reto de novo e pronto… Indefinição, bagunça e progressiva nunca mais! Hihi Mas amei as dicas, super essenciais para se ter um cabelo lindo! Beijinhos, Tina ❤ ❤ ❤

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

