Os beneficios do óleo de rícino

O óleo de rícino, também conhecido como óleo de mamona (castor oil), é rico em ácidos graxos, sobretudo em ácido ricinoléico, que tem ação emoliente e ajuda na retenção da água, o que mantém pele e cabelos hidratados. 

óleo_de_rícino

Mesmo o produto sendo fedido e indicado como laxante, o óleo de rícino também ajuda no crescimento dos cabelos, cílios e sobrancelhas! Vamos conferir todos os benefícios?

Nos cabelos

Nos fios, o óleo de rícino tem ação hidratante, ajuda a reter água e nutritiva. É indicado pra revitalizar os cabelos, sobretudo os secos e ressecados.

Aplicado diretamente no couro cabeludo, remove as toxinas depositadas e combate as infecções e fungos que podem causar a queda dos fios. Fortalece o cabelo, melhora a circulação sanguínea local e estimula a atividade celular no couro cabeludo, ajuda no crescimento dos fios.

A forma mais comum de usar é pra potencializar máscaras e cremes tratamento, ou em umectações. Tem duas receitas ótimas de umectação!

cabelos óleo de rícino

Se seu objetivo é o crescimento do cabelo, use o óleo  rícino na raiz do cabelo (uma colher) e não esqueça de fazer uma suave massagem no couro cabeludo. No resto do comprimento, use duas colheres (de sopa) de óleo de coco e uma colher do óleo de rícino. É indicado esperar no mínimo umas 3 horas! Depois lave normalmente as madeixas. Para ver o resultado do crescimento, você deve fazer uma vez por semana e durante um período de um mês (ou mais).

Veja também –> Óleo de Coco: essência de beleza saúde

A segunda receita é a misturinha de uma tampa de bepantol (líquido) 10ml, mais uma tampa de óleo de rícino 5ml. Use um borrifador para ajudar a espalhar nos cabelos. Capriche nas pontas e nas partes mais ressecadas dos fios. Para potencializar o efeito, agir melhor na penetração dos produtos, abafe os cabelos com uma touca. Deixe agir por 1 hora. Lave com shampoo (não pode ser o antirresíduos) e finalize com uma máscara.

No meu cabelo, que é quimicamente tratado e poroso, essa mistureba funciona muito bem, os fios ficam muito mais alinhados, sedosos e “controlados”. O cabelo fica mais solto e leve. Nas pontas duplas e ressecadas é indicado aplicar o óleo nas pontas antes da lavagem, deixando agir por 1 hora e lavando normalmente em seguida.

Caso seu cabelo seja volumoso, você pode colocar um pouquinho a mais para nas receitas. Mas ATENÇÃO com a quantidade usada, já que se usado em excesso deixa o cabelo pesado e com aspecto pegajoso.

Na pele

A função do óleo de rícino na pele é hidratar e pode ser conjugado a outros óleos ou cremes. Use  peles secas, para a prevenção de estrias e cicatrizes, no ressecamento do calcanhar e para combater o ressecamento dos pés.

No mercado tem a marca Laszlo, que vem com 120 ml, extra-virgem, de uso cosmético.

Nas sobrancelhas e cílios

O óleo de rícino também fortalece e estimula o crescimento dos fios das sobrancelhas e dos cílios. O grande problema é que passar óleo nos cílios e na sobrancelha é um troço trabalhoso, porque meleca tudo. Mas tem uma ideia genial que eu vi na internet eou passar para vocês.

sobrancelhas e cílios óleo de ricino

Aproveite os aplicadores das máscaras de cílios! O primeiro passo é higienizar o tubo  e o aplicador. Coloque água morna com um pouco (10 ml) de shampoo neutro ou sabonete neutro infantil em uma vasilha e deixar o aplicador e o tubo  de molho por 30 minutos.  Depois disso, coloque o tubo na “boca” da torneira da pia (sem encostar) pra que a água entre e saia várias vezes. Quando a água sair limpinha é sinal que está pronto pra ser usado. Espere secar e depois coloque o óleo de rícino no tubo.

Aplique duas vezes ao dia.

Espero que vocês aproveitem bem as dicas!

Beijos

Tina Siqueira

Anúncios

2 comentários sobre “Os beneficios do óleo de rícino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s